Agosto Dourado: campanha incentiva e conscientiza importância da amamentação
Leite materno é considerado padrão ouro de nutrição infantil e vínculo entre mãe e filho

O Agosto Dourado é uma campanha de incentivo e conscientização sobre o aleitamento materno no Brasil. O período destaca a importância da prática para a saúde dos bebês, sendo considerado o padrão ouro de nutrição infantil, cor referente à qualidade do leite.
A ginecologista obstetra Eduarda Andrade explicou que a amamentação é um ato de proteção. Para amamentar com segurança, é essencial que a mãe mantenha hábitos saudáveis, se hidrate, seja orientada por profissionais e tenha uma rede de apoio.
“A primeira vacina que o bebê toma é o leite materno, onde tem vários anticorpos que a mãe passa para o bebê e, por isso, é a principal fonte de imunização primária”, disse a médica.
Vínculo
Segundo especialistas, o aleitamento materno é recomendado como alimento exclusivo até os seis meses e, de maneira complementar, até os dois anos ou mais. Além de fornecer os nutrientes para o desenvolvimento do bebê, fortalece o vínculo entre mãe e filho.
No entanto, amamentar nem sempre é um processo fácil. Muitas mães enfrentam desafios como fissuras, dor, baixa produção de leite ou dificuldades na pega do bebê. A informação correta e o acompanhamento podem fazer a diferença para uma experiência segura.
“A amamentação ajuda no controle da hemorragia pós-parto, liberando ocitocina, sendo o principal hormônio que contrai o útero no pós-parto para a mãe”, explicou Eduarda.
Leia também